ÁCIDO ÚRICO

Indicação médica do exame:
A determinação do ácido úrico em amostras de sangue, urina e outros líquidos biológicos são úteis na avaliação do metabolismo da purina, adenosina e guanosina e encontra-se alterada em diversas entidades clinico-patológicas além da gota. 
  
Preparo do paciente:
Recomenda-se jejum mínimo de 8 horas e colheita pela manhã, pois variações circadianas são observadas.

ALBUMINA

Indicação médica do exame:
A determinação da albumina em amostras de sangue é útil na avaliação do estado nutricional, das funções hepática e renal e na avaliação de doenças crônicas.
 
Preparo do paciente:
Recomenda-se jejum mínimo de 8 horas.
 

AMILASE

Indicação médica do exame:
A determinação da amilase em amostras de sangue, urina e outros líquidos biológicos são testes úteis no diagnóstico da pancreatite aguda e suas complicações.
 
Preparo do paciente:
Não é necessário preparo especial.
 

BILIRRUBINA

Indicação médica do exame:

A determinação da bilirrubina em amostras de sangue é útil na avaliação de doenças hepatobiliares e hematológicas que cursam com alteração no metabolismo da bilirrubina. Sua dosagem no líquido amniótico auxilia na avaliação da eritroblastose fetal.

Preparo do paciente:
Recomenda-se jejum mínimo de 8 horas.

CÁLCIO

Indicação médica do exame:
A determinação do cálcio em amostras de sangue e urina é útil no diagnóstico e seguimento dos distúrbios do metabolismo do cálcio e fósforo.
 
Preparo do paciente:
Recomenda-se jejum mínimo de 8 horas e colheita pela manhã.
 
 

CLORETO

Indicação médica do exame:
A determinação dos cloretos em amostras de soro e urina fazem parte da avaliação dos distúrbios hidro-eletrolíticos e ácido-básico. A dosagem do cloreto no suor é útil no diagnóstico da fibrose cística.
 
Preparo do paciente:
Recomenda-se jejum mínimo de 8 horas para dosagem no soro.
 

COLESTEROL

Indicação médica do exame:
A determinação do colesterol ligado às lipoproteínas é útil na investigação das dislipidemias e faz parte da avaliação do risco de doença coronariana isquêmica.

Preparo do paciente
O paciente deve estar com peso e dieta estáveis por três semanas e em jejum de 12 a 14 horas (O jejum não é imprescindível para a dosagem de colesterol total, mas o é para a determinação dos triglicérides e frações do colesterol). A abstinência alcoólica é desejável nas 72 horas que antecedem o teste. Evitar garroteamento por período superior a 2 minutos e colher após repouso de 5 minutos.

CPK

Indicação médica do exame:
A CPK é um sensível indicador, com aumentos precoces e elevados nos casos de infarto do miocárdio e distrofia muscular progressiva.
 
Preparo do paciente: Não necessita de preparo especial.

CREATININA

Indicação médica do exame: A determinação da creatinina em amostras de sangue e urina são testes de avaliação da função renal. A determinação da concentração de creatinina no líquido amniótico é um dos parâmetros laboratoriais para a avaliação da maturidade fetal.

Preparo do paciente: Para creatinina sérica recomenda-se jejum mínimo de 8 horas. Para a realização da depuração da creatinina recomenda-se, se possível, a interrupção do uso de medicamentos, particularmente as cefalosporinas. O paciente deve estar com bom estado de hidratação e dieta isenta de carne.